Práticas musicais criativas na Educação Infantil: explorações, improvisações e criações sonoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/MEB131606

Palavras-chave:

Práticas criativas, Educação Musical, Educação Infantil

Resumo

O presente artigo apresenta fundamentos, discussões e propostas pedagógicas que visam o desenvolvimento de práticas musicais criativas na Educação Infantil. Trata-se do criar como essência das crianças e da importância de acolhermos e incentivarmos processos criativos na primeira infância. Como proposições pedagógico-musicais são apresentadas três possibilidades: (1) Explorações sonoras, (2) Jogos de improvisação e (3) Criações espontâneas de canções. Os autores que embasam as propostas apresentadas são Teca A. de Brito (2007, 2013), François Delalande (1995), Violeta de Gainza (1983) e Monique Frapat (1994). Esperamos que estas propostas incitem novas possibilidades de se trabalhar criativamente com música na escola e incentivem educadores musicais e educadores da infância a buscarem uma educação musical criativa e humanizadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wasti Silverio Ciszevski, UNIRIO/Colégio Pedro II

Pós-doutoranda em educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO e doutora em música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista-UNESP (2018), com modalidade doutorado sanduíche realizada na Universidade Nova de Lisboa -Portugal (2017). É Especialista em “Ética, Valores e Cidadania na escola” pela Universidade de São Paulo-USP (2013), Mestre em Música (2011) e licenciada em Educação Musical (2008) pelo IA-UNESP . Desde 2014,é professora efetiva de educação musical do Colégio Pedro II, carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Atua como professora de Educação Musical do Campus Realengo I e como docente do curso de especialização "Práticas musicais na Educação Básica". Tem experiência com formação de professores e como educadora musical de escolas de Educação Infantil e Anos Iniciais na rede pública e privada de ensino. Tem se dedicado à pesquisa a respeito da música na escola e formação musical inicial e continuada de educadores. Atualmente integra o grupo de Pesquisa FRESTAS.

http://lattes.cnpq.br/1877445503691262

Referências

ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. 3. ed. São Paulo: ARS Poética Editora, 1994.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: Secretaria de Ensino Fundamental, 1998 (3 vol.).

BRITO, Teca Alencar de. Música, infância e educação: jogos do criar. Música na Educação Básica. Brasília: 2013.

BRITO, Teca Alencar de. Por uma educação musical do pensamento: novas estratégias de comunicação. Tese de Doutorado. Programa de Comunicação e Semiótica. PUC/SP, 2007.

CORSARO, Willian A. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 443-464, maio/ago. 2005.

DELALANDE, François. La música es un juego de niños. Buenos Aires: Ricordi, 1995.

FRAPAT, Monique. L’invenzione musicale nella scuola dell’infanzia. F. Mazzoli (a cura di), Bergano: Edizioni Junior, 1994.

GAINZA, Violeta Hemsy. La improvisación musical. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1983.

MAZZOLI, Franca., SEDIOLI, Arianna, ZOCCATELLI, Barbara, I giochi musicali dei piccoli. Bergamo: Edizioni Junior, 2003.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2009.

PARIZZI, Maria Betânia. O canto espontâneo da criança de zero a seis anos: dos balbucios às canções transcendentes. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 15, 39-48, set. 2006. <https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/300>

SCHAFER, Murray. O Ouvido Pensante. Tradução Marisa Trench de O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva e Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1991.

Downloads

Publicado

06-12-2024

Como Citar

Ciszevski, W. S. (2024). Práticas musicais criativas na Educação Infantil: explorações, improvisações e criações sonoras. Música Na Educação Básica, 13(16), e131606. https://doi.org/10.33054/MEB131606