Práticas musicais criativas na Educação Infantil: explorações, improvisações e criações sonoras
DOI:
https://doi.org/10.33054/MEB131606Palavras-chave:
Práticas criativas, Educação Musical, Educação InfantilResumo
O presente artigo apresenta fundamentos, discussões e propostas pedagógicas que visam o desenvolvimento de práticas musicais criativas na Educação Infantil. Trata-se do criar como essência das crianças e da importância de acolhermos e incentivarmos processos criativos na primeira infância. Como proposições pedagógico-musicais são apresentadas três possibilidades: (1) Explorações sonoras, (2) Jogos de improvisação e (3) Criações espontâneas de canções. Os autores que embasam as propostas apresentadas são Teca A. de Brito (2007, 2013), François Delalande (1995), Violeta de Gainza (1983) e Monique Frapat (1994). Esperamos que estas propostas incitem novas possibilidades de se trabalhar criativamente com música na escola e incentivem educadores musicais e educadores da infância a buscarem uma educação musical criativa e humanizadora.
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